28 fevereiro 2011

tortilha de batata e courgette







A tortilha é um dos pratos mais típicos da comida espanhola. Feita de diversas formas consoante as regiões mas a base é a mesma: batata e ovos. Em tempos de dificuldades económicas, era uma habilidade cozinhar uma boa tortilha com a menor quantidade de ovos. Nesta receita, juntei courgette para intensificar o sabor e aumentar o colorido final. Ideal para comer fria em ambiente de tapas e petiscos, ela é muito saborosa e nutritiva. 


Ingredientes

6 batatas médias
2 courgettes
6 ovos
1,5 dl azeite
sal fino q.b.

Modo de preparação

Corte as batatas em pequenas lascas e frite no azeite quente até ficarem cozinhadas mas sem ganhar cor. Escorra e faça o mesmo com as courgettes. Bata os ovos numa taça e tempere com sal e pimenta. Junte as batatas e as courgettes escorridas e envolva bem. Leve de novo a frigideira ao lume com um pouco do azeite e deite o preparado anterior. Deixe cozinhar em lume brando abanando a frigideira de vez em quando para manter a tortilha solta. Quando estiver cozinhada na parte inferior, coloque um prato sobre a frigideira e vire a tortilha. De novo, coloque na frigideira para cozinhar do outro lado. Quando estiver pronta, vire de novo sobre um prato e está pronta a servir. Pode ser consumida quente ou fria.

18 fevereiro 2011

tostas de sementes



Estas pequenas tostas de sementes têm um aspecto visual bem colorido e diferente. São muito fáceis de fazer pois a massa não precisa de levedar e também são rápidas a assar no forno. Pode usar sementes de cominhos pretas para obter um sabor mais intenso e ligeiramente picante (encontra estas sementes nas lojas de produtos orientais). São excelentes para servir com patês.

Ingredientes

200gr farinha de trigo
1 colher chá fermento em pó
1 colher sopa sementes de sésamo pretas ou cominhos pretos
1dl água morna
2 colheres sopa de azeite
sal q.b.

Modo de preparação

Numa tigela coloque a farinha, o fermento, o azeite, o sal e as sementes. Amasse muito bem para envolver todos os ingredientes e até a massa se despegar da tigela. Se necessário, junte mais água ou farinha. Numa superfície lisa, estique a massa com um rolo até ficar com uma espessura de cerca de 2mm. Com uma faca corte em tiras e depois em quadrados ou losangos. Coloque num tabuleiro e leve ao forno a 180º cerca de 15mn mas sem deixar tostar demasiado. Sirva a acompanhar patês.





14 fevereiro 2011

doce de abóbora


Ingredientes

2,5 kg de abóbora descascada
1 kg de açúcar
1 pau de canela
nozes picadas (opcional)

Modo de preparação

Descasque a abóbora retirando as pevides com a mão de modo a deixar os fios do interior. Corte em pedaços pequenos de 1cm. Coloque numa tigela, junte o açúcar e deixe a macerar durante a noite. A abóbora vai criar líquido e tornar-se macia. Coloque numa panela, junte o pau de canela e leve ao lume até ferver. Cozinhe lentamente em lume brando até começar a engrossar mexendo de vez em quando para que não pegue. Deixe apurar a seu gosto tendo atenção que engrossa um pouco mais ao arrefecer. Retire e deixe arrefecer. Junte as nozes picadas (opcional) e coloque em frascos.

07 fevereiro 2011

strudel de legumes e queijo cabra





um pequeno folhado feito com massa filo ou massa brick, com legumes grelhados à escolha e rodelas de queijo de cabra fazem deste folhado uma tentação tanto no sabor como na aparência. Experimente e delicie-se :)

Ingredientes

1 embalagem de massa filo ou massa brick
legumes grelhados a gosto (beringela, courgette, cenoura, tomate etc)
queijo de cabra tipo chèvre
manteiga derretida
ovo batido

Modo de preparação

Grelhe os legumes e tempere a gosto com especiarias e azeite. Corte a massa em rectângulos e vá sobrepondo 4 a 5 folhas untando cada folha com a manteiga derretida. Coloque no centro uma colher de legumes e por cima uma fatia de queijo. Dobre as pontas para dentro e pressione para manter a forma. Pode usar formas tipo queque para manter o formato pretendido ou atar à volta com um cordel de algodão. Faça o mesmo com o restante recheio e coloque num tabuleiro. Pincele com o ovo batido e leve a tostar no forno a 200º C cerca de 10 mn.



03 fevereiro 2011

simples, prático e saboroso

novo workshop no dia 11 de fevereiro, às 19h na FreeFlow


açorda de tomate



e que tal usar o pão de véspera numa bela açorda com aroma a coentros? Feita de diversas formas consoante a zona do país, migas para alguns ou sopas de pão, a base é a mesma: pão, alho e sal. Depois é só juntar algum legume ou leguminosa e ervas aromática para perfumar... enfim, uma simples delicia ;)

Ingredientes

250gr de pão saloio
6 tomates cacho
6 tomates secos
2 cebolas médias
1 malagueta (opcional)
coentros
2 ovos
azeite q.b.
sal q.b.
água quente q.b.

Modo de preparação

Retire a côdea dura do pão. Corte-o em pedaços e cubra com a água. Desfaça o pão até ficar bem ensopado. Retire o excesso de água e reserve. Num tacho, refogue a cebola picada com o azeite sem deixar alourar. Junte os tomates frescos partidos aos pedacinhos e os secos cortados à tiras. Adicione a malagueta (opcional) e alguns coentros picados. Tempere a gosto e deixe cozinhar cerca de 10mn. Junte o pão demolhado e mexa bem. Rectifique de sal e cozinhe por mais 5mn. Retire do lume e junte os ovos batidos. Polvilhe com os coentros e sirva como acompanhamento.

01 fevereiro 2011

gnocchi de batata e abóbora



Gnocchi é um delicioso prato de origem italiana e que consiste numa massa que, inicialmente era apenas de farinha e água, arroz ou trigo mas que depois passou a usar-se a batata como ingrediente principal. Hoje em dia, essa base de batata foi enriquecida com legumes variados, queijo, etc. É importante que a batata seja farinhenta para que resultem numa boa textura ao serem moldados. Depois são rapidamente cozidos e adicionados ao molho. Os gnocchi podem ser servidos com manteiga aromatizada com salva ou tomilho fresco, molho de tomate simples, à l'arrabiata, etc.



Ingredientes

400gr batatas farinhentas
200gr abóbora
200gr farinha de trigo
flor de sal ou sal marinho fino

Modo de preparação

Lave as batatas e a abóbora e coza-as com casca. Quando estiverem bem cozidas, escorra e retire a pele. Esmague-as ainda quentes e tempere de sal. Junte a farinha aos poucos até ficar uma massa consistente e moldável. Divida em porções e coloque numa bancada enfarinhada. Forme um rolo com a grossura de um dedo. Corte em pedaços de 1 cm e role sobre um garfo enfarinhado para formar umas riscas no topo. Leve ao lume uma panela com água e sal até ferver e depois cozinhe os gnocchi, colocando poucos de cada vez, até que comecem a flutuar. Retire e escorra e junte ao molho à escolha bem quente.