28 março 2011

quinoa com cenoura e courgette





A quinoa real ou cereal dos Incas é um cereal originário da América Latina, sendo considerado um dos alimentos mais completos pelo seu grande aporte de proteínas e minerais. É um grão arredondado,  de textura leve e macia, e possui um agradável sabor a nozes.  Pode cozinhar-se de forma idêntica ao arroz ou usado juntamente com uma salada.

Ingredientes

2 chávenas de quinoa
4 chávenas de água quente
1 cenoura ralada
1 courgette ralada
azeite e sal q.b.


Modo de preparação

Coloque o azeite num tacho e junte os legumes ralados. Adicione o sal e envolva bem. Junte a quinoa e a água. Tape e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20mn.

23 março 2011

caipirinha sem álcool


Deliciosa caipirinha na versão sem álcool... quem a provou nem sentiu a falta dele... ;) 
Aproveitando estes primeiros dias de Primavera, porque não experimentar esta bebida refrescante e saborosa?

Ingredientes (para duas doses)

2 limas
1 pedaço de gengibre com cerca de 4 cm
1 colher sopa de açúcar amarelo
1 refrigerante tipo 7UP
gelo picado

Modo de preparação

Lave bem o gengibre e rale. Junte o açúcar e deixe macerar durante alguns minutos. Corte a lima em pedaços, coloque em 2 copos largos e esmague. Esprema a mistura do gengibre e divida pelos 2 copos. Junte o gelo picado e adicione o refrigerante. Misture bem e sirva com uma palhinha cortada em dois.

22 março 2011

gomásio especial

 
 
O gomásio simples é uma mistura feita com sementes de sésamo torradas e moídas com sal. Inicialmente usado como substituto do sal (pois este é adicionado numa quantidade mínima sobressaindo o aroma intenso das sementes) é também um delicioso substituto da manteiga, quando adicionado com azeite. Este gomásio especial é feito com uma mistura de sementes de sésamo, girassol e linhaça adicionados de levedura de cerveja e sal marinho. Experimente usar no tempero de saladas, arroz, massas, sopas ou simplesmente para barrar o pão.

Ingredientes

200gr de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
1 colher de chá de sal marinho
azeite q.b.

Modo de preparação

Aqueça uma frigideira anti aderente ou de ferro e junte a mistura das 3 sementes. Deixe tostar em lume brando mexendo de vez em quando. Quando estiverem bem quentes e tostadas, retire e deixe arrefecer. Junte o sal marinho.
Coloque 2 a 3 colheres de sopa de cada vez para triturar finamente. Não deixe moer demais pois pode tornar-se uma pasta tipo tahine. Se preferir, pode deixar algumas sementes inteiras. Adicione a levedura e envolva bem. 
Para servir como alternativa da manteiga, adicione azeite até formar uma pasta mais ou menos espessa conforme o seu gosto.


17 março 2011

milho com especiarias


O milho é um cereal muito rico em nutrientes. Embora o seu cultivo seja maioritariamente para consumo animal, o seu uso na culinária pode ser bastante versátil. Desde pratos salgados como souflês, guisados, cozido apenas com sal, assado, como pode ser usado em sobremesas e doces. Esta receita é uma forma de comer o milho doce como acompanhamento combinando muito bem com o sabor picante das especiarias.

Ingredientes

500gr milho congelado ou enlatado
2 colher chá cominhos em pó
1 colher café noz moscada
1 dente alho
2 colher chá de coentros em pó
2 malaguetas
azeite e sal q.b.

Modo de preparação

Numa frigideira coloque o azeite, o alho e as especiarias e deixe aquecer um pouco. Junte o milho e mexa bem. Deixe cozinhar cerca de 5mn ou até o milho estar bem quente e com o sabor das especiarias.



13 março 2011

batatas com pesto de coentros


Um toque deveras especial às batatas cozidas: um molho "pesto" de coentros! Para os mais puritanos é sem dúvida uma adulteração ao tradicional molho italiano feito com base em manjericão, queijo pecorino e pinhões. Esta é uma boa opção para quem gosta do sabor acentuado dos coentros frescos e  não quer usar queijo. Uma verdadeira delícia a ser servida quente ou fria.

Ingredientes

1 kg de batatinhas pequenas vermelhas
2 colheres sopa de nozes ou pinhões
2 colheres sopa de sementes de sésamo
1 dente de alho
1 molho de coentros
2dl azeite
sal q.b.

Modo de preparação

Coza as batatas com pele num tacho com água e sal. Numa frigideira seca, toste ligeiramente os pinhões (se for o caso) e as sementes de sésamo. Retire e coloque-as num copo para triturar juntamente com os restantes ingredientes. Rectifique os temperos ou adicione algum dos ingredientes que deseje e continue a triturar até estar tudo homogéneo. Escorra as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 1cm. Coloque-as numa tigela, junte o molho pesto e misture delicadamente.

10 março 2011

queques de milho e alho francês



Saborosos queques salgados feitos com diversas combinação de vegetais e queijo. Experimente com milho e pimento vermelho, azeitonas às rodelas, rúcula e queijo, courgette e cenoura, tomate seco, etc. Se preferir, use um tabuleiro e faça tipo bôla salgada. Bom apetite!

Ingredientes

1/2 talo de alho francês
1 lata pequena de milho
3 ovos
1 dl leite
1 dl azeite
180 gr farinha
1 colher chá de fermento em pó
sal e pimenta q.b.

Modo de preparação

Numa tigela, bata os ovos com o azeite e o leite. Tempere e adicione a farinha peneirada com o fermento e mexa bem. Junte o alho francês cortado às rodelas finas e o milho escorrido. Unte formas de queques com manteiga e polvilhe com farinha. (se usar formas de silicone, não é necessário untar). Deite a massa nas formas e leve ao forno previamente aquecido a 180º por cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.


07 março 2011

patê de feijão branco



O feijão branco é uma leguminosa muito rica que contém aminoácidos essenciais para uma alimentação nutritiva. Tem um sabor suave, denso e macio que, ao combinar com limão e alho, torna este patê muito apetitoso e óptimo para o início de uma refeição. Use o feijão de conserva para uma execução mais rápida ou então demolhe e cozinhe para obter um sabor mais suave. Sugestão: sirva com tostas de sementes.

Ingredientes

1 lata pequena de feijão branco
sumo 1 limão
2 dentes alho
2 colheres sopa de azeite
salsa picada

Modo de preparação

Esmague o feijão com um garfo e junte o alho picado finamente. Tempere com o limão, o azeite, a salsa picada e envolva bem. Sirva com tostas simples ou de sementes.


04 março 2011

alimentação e yôga

O Yôga é uma filosofia estritamente prática que trabalha o corpo e a consciência de forma muito integrada. Quando se aborda a prática para principiantes, ocorre contacto com muitas técnicas de aprimoramento humano: concentração, expansão da energia vital através da respiração, actividade de limpeza interna, força e alongamento muscular, flexibilidade, energia física e também a descontracção neuro-muscular (que proporciona uma efectiva assimilação das técnicas). O aumento de força e sensibilidade proporcionado pelos exercícios sente-se desde a primeira aula e os seus efeitos são duradouros.

Sendo a alimentação uma fonte de energia vital para o corpo físico, é natural que se comece por ela quando se pretende expandir saúde e vitalidade.
Uma das frases mais célebres de Hipócrates, estudioso de medicina da Grécia Antiga do séc. V a.C, diz simplesmente: “Somos o que comemos”.

Claro que não é obrigatório ser vegetariano. Mas, tal como acontece no âmbito de outras actividades, existem regimes alimentares apropriados à natureza dos exercícios, sobretudo para aqueles que estão dedicados a um progresso sério no seu desempenho ao longo dos anos. Para o Yôga, a alimentação vegetariana é a mais indicada e compatível com o estilo de vida de suporte.

Quando se reduz o consumo de carne, começam-se a perceber os efeitos benéficos a nível de digestão, sono, concentração, energia e saúde. Toda a energia dispendida em digestões longas e difíceis, passa a ser usada para actividades mais importantes e nobres.

Quando se equaciona a alimentação vegetariana, pode questionar-se a amplitude e exequibilidade de escolhas a exercer. No entanto, ela pode ser bastante
rica e versátil. A chave está em diversificar o mais possível, evitar cair na aversão da rotina, e ter o prato colorido com alimentos frescos e ricos em bioenergia, bem como em nutrientes.

A alimentação vegetariana pode abranger todos os legumes, hortaliças, leguminosas, cereais, massas, produtos lácteos, ovos, frutas frescas, secas e oleaginosas. São alimentos ricos em nutrientes essenciais ao ser humano, tais como: proteínas, vitaminas, minerais, água, gordura e hidratos de carbono.