21 abril 2011

fallafel com houmus



Este é um prato do Médio Oriente feito à base de grão demolhado e cru. Tradicionalmente o fallafel é frito, servido em pão pita ou em wrap’s e acompanhado com houmus, tahine e salada. O houmus é uma pasta de grão com tahine (pasta de sementes de sésamo). Aqui, optei pela variação mais saudável, assando as bolinhas no forno ;)

Ingredientes

150gr grão de bico seco
2 dentes de alho
1 colher chá de cominhos em pó
1 colher chá de coentros em pó
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta

Ingredientes para o houmus

125gr grão cozido
sumo de 1 limão
1 colher sopa de tahine
1 colher chá de cominhos em pó
2 colheres sopa de azeite
2 colheres sopa de água
1 pitada de pimentão doce

Modo de preparação

Coloque o grão numa tigela e cubra com bastante água para demolhar durante 8 horas. Se preferir, pode usar uma variedade de grão já descascado que encontra em lojas indianas. Escorra e triture finamente com os alhos, as especiarias e a salsa. Coloque numa tigela, adicione a farinha e o fermento e envolva bem. Com o auxílio de farinha, forme pequenas bolas redondas ou ligeiramente achatadas e coloque num tabuleiro de ir ao forno. Leve a assar em forno quente a 200º por cerca de 20mn. Se necessário, vire as bolinhas durante esse tempo. Rende cerca de 26 bolinhas.

Prepare o houmus colocando num copo misturador o grão cozido, o sumo de limão, as especiarias, o azeite, a água e o tahine. Triture bem e rectifique os temperos. Se quiser uma pasta mais cremosa, junte um pouco mais de água. Coloque numa taça, regue com um fio de azeite e polvilhe com o pimentão.


18 abril 2011

francesinha vegetariana


E finalmente rendida a esta receita típica do Porto ;)
Tendo experimentado várias receitas de molhos, percebi que variam bastante, sobretudo na variação vegetariana. A minha sugestão é uma francesinha feita com pão de sementes, legumes grelhados e um molho bem picante e saboroso. A experimentar!


Ingredientes para quatro doses

8 fatias de pão de forma (normal ou com sementes)
2 courgettes
4 cogumelos portobelo grandes
fatias de queijo flamengo
azeite q.b.

Ingredientes para o molho

4,5dl cerveja sem álcool
3dl leite
2 colheres sobremesa de farinha de trigo ou maizena
6 colheres sopa de polpa de tomate
1 cubo de caldo de legumes
3 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher chá de cominhos em pó
2 colheres chá de pimentão doce
2 colheres chá de pimentão picante
1 colher café de pimenta caiena ou malagueta
sal, pimenta, noz moscada q.b.

Modo de preparação

Comece por preparar o molho colocando todos os ingredientes (à excepção do louro) num copo misturador e triture bem. Corte a courgette em fatias oblíquas. Lave os cogumelos e reserve. Numa frigideira, coloque um fio de azeite e leve ao lume. Salteie 8 fatias de courgette, salpique de sal e reserve. Faça o mesmo com os cogumelos. Numa travessa de ir ao forno, coloque as 4 fatias de pão(pode torrar previamente) e depois queijo em cada uma, seguida da courgette, cogumelos, queijo e finalize com pão. Cubra toda a francesinha com queijo e leve ao forno alguns minutos até aquecer e o queijo derreter.
Entretanto leve o molho a aquecer ainda na mesma frigideira e mantendo os sucos dos cogumelos. Deixe  cozinhar cerca de 5 mn, mexendo bem. Rectifique os temperos e se necessário, junte um pouco de água ou maizena para que fique um molho ligeiramente líquido mas cremoso. Retire as francesinhas para os pratos e regue com o molho. Sirva com batata frita ou assada no forno.



15 abril 2011

batatas cajún com molho de iogurte



O tempero cajún é uma mistura de especiarias que fica muito bem em grelhados, barbecues, molhos ou assados. Quando usado em batatas muitas vezes recebe o nome de wedges pois usa-se a batata ainda com casca. Se usar batata nova branca, é mais fácil de lavar e assa mais facilmente.

Ingredientes

6 batatas novas médias
2 colheres chá de pimentão doce
2 colheres chá de pimentão picante
2 colheres chá de orégãos
1 colher chá tomilho
½  colher chá de pimenta preta
½ colher chá de pimenta caiena
½ colher chá de cominhos em pó
1 fio de azeite

Ingredientes para o molho de iogurte

1 iogurte natural
1 colher sopa de maionese
1 dente de alho picado e bem esmagado
1 raminho de salsa picada
sal q.b.

Modo de preparação

Lave e limpe bem a pele das batatas. Corte ao meio no sentido longitudinal, depois aos gomos e reserve numa tigela. Junte as especiarias e envolva bem com um fio de azeite. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as batatas para assar a 220º durante cerca de 30 mn.

Misture bem todos os ingredientes do molho e sirva numa taça para acompanhar as batatas.

07 abril 2011

hambúrguer de feijão mungo



O feijão mungo é um feijão de origem asiática, de textura macia e que coze facilmente pelo que não necessita ser demolhado. Muito utilizado com ou sem casca, em pratos salgados ou em sobremesas mas sobretudo é utilizado para germinar. A maioria dos rebentos usados no oriente são feitos com este tipo de feijão.

Ingredientes

150gr feijão mungo
1 cebola
especiarias a gosto (coentros em pó, pimentão, noz moscada, cominhos moídos e açafrão)
2 colheres sopa de sementes de sésamo (brancas e pretas
 misturadas)
2 colheres sopa de coco ralado
2 colheres sopa de pão ralado
2 ovos
sal e azeite q.b.

Modo de preparação

Coza o feijão no dobro do volume de água durante cerca de 30mn. Tempere de sal, esmague com um garfo e reserve. Pique finamente uma cebola e leve-a ao lume numa frigideira com um pouco de azeite. Junte as especiarias e deixe cozinhar até a cebola ficar mole. Retire e junte ao feijão. Adicione o coco, os ovos e o pão ralado. Amasse bem e forme 4 bolas espalmando-as em forma de hambúrguer. Frite em pouco azeite, ou leve ao forno em forma untada durante 15mn ou até tostar.



05 abril 2011

patê de abacate


Este patê pode ser servido com tostas ou usado como molho dip para acompanhar legumes crus.

Ingredientes

2 abacates bem maduros
1 colher sopa de levedura de cerveja
1 pitada de pimenta caiena
1 pitada sal marinho
sumo de lima ou limão
coentros picados

Modo de preparação

Esmague o abacate com um garfo ou colher. Junte a levedura, os coentros e tempere com o sumo, o sal e a pimenta. Mexa bem e, se for necessário, rectifique os temperos. Está pronto a servir.

01 abril 2011

fast-food saudável

 novo workshop no dia 8 às 19h na FreeFlow!

legumes com leite de coco



Ingredientes

1 couve flor
2 cenouras
3 dentes de alho picado
1 colher sopa de gengibre fresco picado
2dl de leite de coco
1 colher sopa de sementes de mostarda
1 malagueta seca
1 colher sobremesa de maizena (amido de milho) para engrossar
azeite q.b.
sal e pimenta

Modo de preparação

Lave e corte a couve flor em raminhos. Corte as cenouras às rodelas finas. Leve ao lume o azeite, o alho, a malagueta, o gengibre picado e a mostarda para refogar um pouco sem deixar alourar. Junte as cenouras e deixe cozinhar uns minutos. Adicione o leite de coco e quando ferver, a couve flor. Tape e deixe cozinhar uns 5 mn. Se o molho estiver muito líquido, pode adicionar a maizena dissolvida num pouco de água fria. Cozinha mais 2 mn e está pronto.