24 maio 2011

pistáchios à bulhão pato


Aprendi este prato com o meu instrutor Bruno Amaral, numa das suas ideias de petiscos rápidos :) Realmente uma delícia fora do habitual... a não perder!


Ingredientes

300gr pistáchios
5 dentes de alho
1 molho de coentros
azeite q.b.
sumo de limão
2 colher sopa água

Modo de preparação

Num tacho, deite o azeite e os alhos esmagados com a casca. Deixe aquecer um pouco e junte metade dos coentros picados. Adicione os pistáchios e um pouco de água e mexa bem para os pistáchios ganharem gosto. Retire, tempere com limão a gosto e os restantes coentros. Sirva de imediato.

19 maio 2011

salada de grão


Ingredientes

1 lata grande de grão cozido
1 pimento vermelho
1 colher sobremesa de raspa de limão
salsa picada
1 colher sopa tahine (pasta à base de sementes de sésamo)
1 dente alho
1 colher sopa sumo de limão
1 colher café de cominhos em pó
0,5dl azeite virgem
sal q.b.

Modo de preparação

Lave o grão e coloque numa taça. Corte o pimento em quadrados pequenos e misture ao grão. Num copo misturador junte o alho, o tahine, o sumo de limão, os cominhos, o azeite e triture bem até ficar um molho espesso. Tempere de sal se for necessário. Adicione este molho ao grão e envolva bem. Junte também a salsa e a raspa de limão.



18 maio 2011

cenouras salteadas


Ingredientes

500gr cenouras
azeite q.b
raspa de 1 limão
molho de soja e/ou sal marinho q.b.

Modo de preparação

Corte as cenouras em pedaços de cerca de 4cm. Corte de novo em fatias e depois em tiras finas. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e salteie as cenouras por alguns minutos. Tempere com molho de soja e/ou sal e o limão. Sirva como acompanhamento.

17 maio 2011

batatas assadas com alecrim


Ingredientes
 
750gr de batatas
90ml de azeite
sal marinho
pimenta preta em grão
3 colheres sopa de alecrim fresco

 
Modo de preparação


Descasque as batatas e corte em cubinhos de 1 cm. Coloque numa assadeira, regue com o azeite, tempere com o sal, os grãos de pimenta esmagados e polvilhe com o alecrim. Leve ao forno aquecido a 220º C durante cerca de 45 mn, mexendo de vez em quando até as batatas ficarem tostadas.

06 maio 2011

entradas e aperitivos

workshop de maio, dia 13 às 19h na FreeFlow!

cogumelos portobelo grelhados com alecrim


Deliciosos cogumelos de textura carnuda e tenra. Eles podem ser grelhados, salteados, recheados ou  assados. Nesta variação mais simples eles são grelhados, temperados apenas com sal e alecrim. Pode variar esse sabor com outra erva aromática como rosmaninho,  cebolinho, tomilho, etc. O resultado final é intenso em sabor e aroma ;)

Ingredientes

cogumelos portobelo frescos
1 ramo de alecrim fresco ou seco
azeite e sal q.b.

Modo de preparação

Lave os cogumelos e corte os pés (pode retirar apenas com os dedos). Aqueça uma grelha ou frigideira anti aderente e unte-a com um pouco de azeite. Coloque os cogumelos e deixe grelhar dos dois lados. por alguns minutos. Quanto mais tempo grelhar, mais irá intensificar a sua textura carnuda. Tempere com um pouco de sal e polvilhe com o alecrim. Retire e sirva bem quente.