23 fevereiro 2012

bolinhos de grão



Ingredientes

400gr grão cozido
1/2 pimento vermelho
1 talo alho francês
1 colher sopa de água
1 colher sopa alga agar agar
3 a 4 colheres sopa de amido de milho
1dl água
salsa picada
sal marinho integral
pimenta preta
cominhos em pó

Preparação

Passe o grão num passe vite ou esmague com um garfo e reserve. Esta operação é mais fácil se o grão estiver quente. Corte o pimento em cubinhos e o alho francês às rodelas. Coloque-os num tacho, junte 1 colher de sopa de água e leve ao lume brando mantendo o tacho tapado durante cerca de 2 a 3mn. Reserve. Aqueça a restante água e junte a alga até que ela absorva o líquido e se dissolva. Adicione ao grão. Polvilhe com o amido e mexa bem para envolver. Por fim, junte a salsa e a mistura dos legumes. Tempere a gosto. Se necessário adicione mais água ou amido. Deve ficar uma massa espessa para se poder formar os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa. Coloque-os num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal ou base de silicone. Leva assar em forno a 180º por cerca de 30mn ou até ficarem tostados.

21 fevereiro 2012

pataniscas de azeitona



Um leve toque de sabor a coco nestas pataniscas finas e levemente tostadas... Mais saudáveis por não serem fritas e também por ser usado o óleo de coco para cozinhar. Suporta altas temperaturas e é mais estável que o próprio azeite.

Ingredientes

120gr mistura de azeitonas pretas e verdes
1 cebola pequena picada finamente
7 colheres sopa farinha trigo
2 colheres sopa de sementes de linhaça trituradas
2dl cerveja sem álcool
sal marinho integral, pimenta e açafrão
2 colheres chá óleo de coco

Preparação

Corte as azeitonas em pedaços pequenos ou rodelas. Numa taça misture a farinha, a linhaça, os temperos e vá juntando a cerveja mexendo bem com uma vara de arames ou garfo. Deve ficar um polme (massa de consistência mole). Junte a cebola e as azeitonas. Envolva bem e deixe repousar uns minutos. Prepare uma frigideira antiaderente e leve ao lume com 1 colher do óleo de coco. Depois de estar bem quente coloque umas colheres do preparado e alise para que cozinhe melhor. Volte-as e deixe tostar ligeiramente. Retire e faça o mesmo com o restante preparado, adicionando o restante óleo. Sirva com arroz de tomate ou de feijão.

17 fevereiro 2012

massada de legumes



Ingredientes

300gr massa tipo penne ou macarrão de trigo kamut, espelta ou outro cereal integral.
1 cebola média picada
2 tomates sem peles e sementes, picado
500gr legumes à escolha: couve flor, brócolos, cenoura, feijão verde, nabo, ervilhas, courgette, etc.
1 folha de louro
sal marinho integral
água quente q.b.
fio de óleo de linhaça ou azeite

Preparação

Lave e corte os legumes lembrando que os mais duros devem ser cortados em porções mais pequenas para que cozam em simultâneo. Ex.º corte as cenouras em rodelas finas, a couve flor e brócolos em raminhos, a courgette rodelas mais grossas que a cenoura, etc.. Coloque num tacho a cebola, o tomate e o louro. Junte um pouco de água e leve ao lume até ferver e cozinhar uns 5mn. Adicione os legumes mais duros e a massa. Cubra com a água quente e deixe cozinhar cerca de 12 a 15mn. Quando faltarem cerca de 2 a 3 mn, junte os legumes mais frágeis como a couve flor e brócolos. Deixe cozinhar até estar tudo bem cozido. Deve ficar uma massada com caldo. Se necessário, junte mais água. Tempere de sal e coloque um fio de óleo ou azeite por cima. Pode servir com pão ligeiramente torrado.

15 fevereiro 2012

creme de lentilhas



Esta receita fez sucesso no workshop em que a apresentei. Tão simples e fácil de preparar, é deliciosa em paladar e textura cremosa. Tem a riqueza em especial do ferro das lentilhas e dos minerais da alga kombu. A experimentar sem falta... fico a aguardar o feedback ;)


Ingredientes

300gr lentilhas vermelhas (descascadas)
2 cebolas médias
sal marinho integral
1 pedaço de alga kombu +- 10cm
1,3l água
fio de azeite

Preparação

Descasque as cebolas e corte em pedaços. Lave as lentilhas e escorra. Leve uma panela ao lume com a água, as cebolas, a alga e as lentilhas. Depois de ferver, baixe o lume e deixe cozinhar por 15 a 20mn ou até as lentilhas estarem bem cozidas. Retire do lume e triture com a varinha mágica. Tempere de sal e coloque um fio de azeite. Mexa bem e sirva.




13 fevereiro 2012

feijoada vegetariana


A receita da minha feijoada das quartas-feiras ;)

Ingredientes

500gr de feijão vermelho seco
1 cebola grande
2 tomates bem maduros ou 1dl de polpa
3 cenouras médias
1/2 couve lombarda ou folhas de couve portuguesa (penca), couve coração, etc.
azeite q.b.
sal, cravinho e cominhos em grão q.b.
malagueta a gosto

Modo de preparação

Lave o feijão, coloque numa taça, cubra de água e deixe demolhar cerca de 4 a 6 horas. Escorra e leve a cozer em panela de pressão cerca de 10 mn ou outro tempo adequado à sua panela, ou coza numa panela normal em lume brando. Pique a cebola e coloque num tacho com um pouco de azeite, tomate/polpa, cominhos, cravinho, malagueta e as cenouras cortadas às rodelas. Tape e deixe cozinhar um pouco. Junte a couve cortada em tiras e parte da água de cozedura do feijão. Tempere de sal e deixe cozinhar. Junte o feijão cozido e quando os legumes estiverem quase cozidos retifique de temperos. Se necessitar, junte mais água. Sirva com arroz branco.