25 junho 2012

alcachofras simplesmente cozidas


Um petisco ultra nutritivo e desintoxicante para o organismo. Vale a pena o esforço de comer tão pequena porção em cada pétala até chegar ao coração da alcachofra... Simplesmente delicioso ;)


Ingredientes
alcachofras
água e sal

Preparação
Leve água a ferver num tacho com um pouco de sal. Coloque as alcachofras e cozinhe por cerca de 10mn. Retire e sirva como petisco ou entrada.

20 junho 2012

batido energético

 Este é o meu batido de frutas favorito para o pequeno almoço. É baseado na Medicina Tradicional Chinesa e por isso contém os cinco elementos básicos em diferentes proporções. Apesar de não estarmos habituados a esta mistura de sabores, ele funciona como um comprovado reforço do equilíbrio e nutrição do organismo. É extremamente energético e saboroso!



Ingredientes
1 banana

+ 2 frutas à escolha (que estejam maduras e doces)
1/2 limão
1 copo de água 

1 pitada de sal dos Himalaias

1 pitada de pimenta caiena

1 colher chá de óleo de linho/linhaça

Preparação
Lave bem as frutas. Descasque a banana e corte em pedaços, retire a casca do limão e os caroços, e por fim, descasque (ou não) a restante fruta a seu gosto. Coloque todos os ingredientes num copo misturador, junte o sal e a pimenta caiena. Triture até ficar um batido homogéneo. Retire e coloque num copo grande. Adicione o óleo de linho e envolva levemente para incorporar. Beba com 3 comprimidos de alga espirulina.


19 junho 2012

cerejas congeladas



Ingredientes
cerejas maduras e firmes
açúcar amarelo

Preparação
Retire o pé às cerejas, lave bem e deixar enxugar sobre um pano. Quando secas, envolver em açúcar e congelar dentro de um saco ou recipiente. O açúcar vai servir para elas não colarem entre si. Comem-se ainda congeladas.

11 junho 2012

papas de milho e abóbora



Ingredientes
1kg de abóbora
farinha de milho
queijo ralado a gosto

1 ramo de coentros frescos (opcional)

sal e pimenta q.b.
azeite

Preparação
Descasque a abóbora e corte-a em pedaços médios de 2cm. Numa panela coloque a abóbora e acrescente água sem cobrir todos os pedaços. Tape e deixe cozinhar em lume brando. Tempere com sal e quando estiver bem cozida e macia, junte a farinha de milho e mexa bem com uma colher de pau. Ao mexer vai desfazendo a abóbora e fica tudo em puré. A quantidade da farinha de milho é a gosto, conforme a consistência desejada. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 5mn e depois junte o queijo ralado. Rectifique os temperos, retire do lume e acrescente os coentros picados (opcional).