22 março 2011

gomásio especial

 
 
O gomásio simples é uma mistura feita com sementes de sésamo torradas e moídas com sal. Inicialmente usado como substituto do sal (pois este é adicionado numa quantidade mínima sobressaindo o aroma intenso das sementes) é também um delicioso substituto da manteiga, quando adicionado com azeite. Este gomásio especial é feito com uma mistura de sementes de sésamo, girassol e linhaça adicionados de levedura de cerveja e sal marinho. Experimente usar no tempero de saladas, arroz, massas, sopas ou simplesmente para barrar o pão.

Ingredientes

200gr de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
1 colher de chá de sal marinho
azeite q.b.

Modo de preparação

Aqueça uma frigideira anti aderente ou de ferro e junte a mistura das 3 sementes. Deixe tostar em lume brando mexendo de vez em quando. Quando estiverem bem quentes e tostadas, retire e deixe arrefecer. Junte o sal marinho.
Coloque 2 a 3 colheres de sopa de cada vez para triturar finamente. Não deixe moer demais pois pode tornar-se uma pasta tipo tahine. Se preferir, pode deixar algumas sementes inteiras. Adicione a levedura e envolva bem. 
Para servir como alternativa da manteiga, adicione azeite até formar uma pasta mais ou menos espessa conforme o seu gosto.


Sem comentários:

Enviar um comentário