21 abril 2011

fallafel com houmus



Este é um prato do Médio Oriente feito à base de grão demolhado e cru. Tradicionalmente o fallafel é frito, servido em pão pita ou em wrap’s e acompanhado com houmus, tahine e salada. O houmus é uma pasta de grão com tahine (pasta de sementes de sésamo). Aqui, optei pela variação mais saudável, assando as bolinhas no forno ;)

Ingredientes

150gr grão de bico seco
2 dentes de alho
1 colher chá de cominhos em pó
1 colher chá de coentros em pó
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta

Ingredientes para o houmus

125gr grão cozido
sumo de 1 limão
1 colher sopa de tahine
1 colher chá de cominhos em pó
2 colheres sopa de azeite
2 colheres sopa de água
1 pitada de pimentão doce

Modo de preparação

Coloque o grão numa tigela e cubra com bastante água para demolhar durante 8 horas. Se preferir, pode usar uma variedade de grão já descascado que encontra em lojas indianas. Escorra e triture finamente com os alhos, as especiarias e a salsa. Coloque numa tigela, adicione a farinha e o fermento e envolva bem. Com o auxílio de farinha, forme pequenas bolas redondas ou ligeiramente achatadas e coloque num tabuleiro de ir ao forno. Leve a assar em forno quente a 200º por cerca de 20mn. Se necessário, vire as bolinhas durante esse tempo. Rende cerca de 26 bolinhas.

Prepare o houmus colocando num copo misturador o grão cozido, o sumo de limão, as especiarias, o azeite, a água e o tahine. Triture bem e rectifique os temperos. Se quiser uma pasta mais cremosa, junte um pouco mais de água. Coloque numa taça, regue com um fio de azeite e polvilhe com o pimentão.


2 comentários:

  1. Parece-me algo de diferente...

    ResponderEliminar
  2. É sim!
    Esta é uma variação do fallafel habitual mas feito no forno e por isso mais saudável ;)

    ResponderEliminar